quarta-feira, 5 de setembro de 2018

RECOMENDO - NOITE DE TREVAS - UMA HISTÓRIA REAL DE BATMAN

Um dia vi em algum lugar sobre uma história de Batman um tanto diferente com uma arte diferente um ar mais pesado e com uma história real...espera...real? sim foi o mesmo que pensei conheça Noite de Trevas, uma história diferenciada de Batman.

Como já dito ouvi falar uma vez em um matéria de um outro site sobre Noite de Trevas onde acontecia algo com um garoto e que ele deixaria de acreditar no Batman e que seria uma disputa entre Batman e Coringa para ganhar a confiança do garoto depois de um assalto violento onde ele não pode se defender.

Bem essa foi a história meio que por cima contada no site assim que saiu a notícia, típica de matéria corrida para ver quem publica primeiro na internet, porém ainda sim me chamou bastante a atenção vendo a única imagem disponível da HQ e um outro detalhe, que era o selo Vertigo, mas espera o Batman não é da DC Comics? sim claro, mas a Vertigo é da DC?, bem todos sabemos que por motivos de compra e venda há uma separação das histórias da DC e Vertigo, mas o que concordamos é que os títulos da Vertigo possuem uma carga maior, são mais pesadas e era justamente nisso que pensei, pois imaginem uma história de Batman que já é tem um tom sombrio com ainda mais peso.

Passado um tempo meio que havia esquecido da história já que a HQ ainda iria sair nos Estados Unidos para depois, quem sabe um dia vir para o Brasil, eis que em 2016 é publicada a história e eu nem tinha ficado sabendo e em uma ida na CCXP no ano de 2017 estava a procura de um Mangá no estande da Panini e dou de cara com ela ali na prateleira, pois era o lançamento dela no Brasil, sem pensar duas vezes claro coloquei no cesto junto com outras e a levei. Ao contrário de muitas vezes que comprei um HQ e demorei muito para ler por falta de tempo ou focar na história, essa HQ tinha algo que me chamava a atenção e estava realmente muito interessado para ler, então no dia seguinte parei tudo e larguei tudo, puxei uma cadeira, desliguei tudo e comecei a ler...


A história é ilustrada por Eduardo Riso e lembra bastante alguns dos traços clássicos de outras HQ's de Batman e o roteiro é de Paul Dini seu título original era Dark Night - A True Batman Story no Brasil chegou como Noite de Trevas - Uma História Real de Batman, a história é uma mistura de fantasia e realidade, pois se trata de um acontecimento com próprio Paul Dini que na época em 1990 estava no auge com seus trabalhos como Batman: Animated Series e Tiny Toons, tudo estava dando certo até que em uma noite Paul Dini é assaltado e brutalmente espancado, após isso além de ter várias fraturas o seu rosto também foi destruído, então é aí que tudo começa, a narrativa claro é feita pelo próprio Paul Dini. Após o assalto ele passa por tratamentos para recuperação não somente médica mas psicológica e começa a pensar em desistir de tudo porém ele começa a imaginar os personagens de suas histórias ali com ele seja Coringa e outros vilões tentando fazer desistir de tudo ou seja Batman tentando fazer ele se reerguer mas de uma maneira que ele próprio olhe para si e enxergue o seu próprio potencial, assim nesta parte da história nos faz pensar em alguns pontos de nossas próprias vidas onde estamos fazendo algo e perdemos o foco ou por algum motivo sendo sério ou não acabamos desistindo de alguma forma, um exemplo simples pode ser uma academia, trabalho ou até mesmo objetivos de vida como uma compra de um carro, moto entre outros.


Aos poucos Paul vai vencendo as dificuldades e claro o final já sabemos pois senão não veríamos trabalhos de Paul Dini hoje em dia, na HQ a narrativa em alguns pontos há o sarcasmo e piadas que o próprio Paul fala sobre si mesmo e momentos de drama também onde a luta de parar com tudo ou continuar começa afetar Paul. A história em si me chamou a atenção para coisas do dia a dia na minha vida e me botou para pensar certos aspectos onde as vezes o que precisamos realmente não é uma pessoa dizendo o que nós devemos fazer e sim que devemos olhar para dentro de nós mesmos para nos policiar e saber o que fazer em certos momentos ou em certas decisões e o que aquilo irá nos render futuramente.

Noite de Trevas - Uma História Real de Batman, realmente é uma história incrível que vai te fazer refletir sobre algumas coisas mesmo com suas 128 páginas, é uma ótima leitura e claro vale muito a pena ter um tempo para poder desfrutar de seu conteúdo e também uma HQ dessa tem de estar em sua coleção e se você ainda não adquiriu pode estar fazendo a compra através da do site da Panini clicando aqui.



Há um trailer do game de Batman Arkham Knight onde mostra que mesmo nós sendo pessoas comuns, basta ter determinação, coragem e entre outras qualidades para sermos boas pessoas e conseguirmos conquistar nossas objetivos na vida sejam eles pequenos ou grandes.


Bem então é isso recomendação feita espero que ao ler esta HQ vocês gostem e comecem também a refletir algumas coisas sobre sua própria vida se você irá deixar o seu Lado Coringa ganhar ou Batman afinal todos nós temos escolhas a serem feitas na vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário