segunda-feira, 12 de agosto de 2019

KIRIGAMI, VOCÊ SABE O QUE É?

Pois bem meus amigos e amigas hoje lhes trago uma curiosidade do Japão que é uma arte, se você gosta de Origamis não pode perder essa matéria e quem sabe fazer o seu próprio Kirigami, confira.

Assim como Origami a arte do Kirigami é trazida também do Japão e consiste não somente em
dobraduras mas também em recortes no papel misturando um pouco dos dois, a palavra Kirigami é a junção de duas palavras onde Kiri vem de Kiru que quer dizer Cortar e Gami significa Papel, então essa seria a arte de cortar o papel, está arte torna algumas imagens no papel como se fossem em 3D, como por exemplo alguns livros infantis ou outros que ao abrir é montada uma estrutura ou surge um castelo no meio das páginas.







Muitas vezes vemos o Kirigami aplicados mais em cartões que ao serem abertos revelam imagens que parecem saltar em 3D, alguns podem ser bem simples outros bem mais elaborados dependendo do desenho e recortes pode ser bem complexo, sua origem veio em torno do século 17 e apesar de ser muito mais visto no Japão a arte pode ter sido trazida da China por monges e assim foi se aperfeiçoando no Japão.

Uma curiosidade é que só altas classes podiam ter contato com esse tipo de arte, mas não que na época se era proibido mas sim porque o papel era algo luxuoso na época e de difícil acesso diferente de hoje que usamos e abusamos do material, por esse motivo o Kirigami era tratado como algo cultural e levado a sério naquela época, hoje em dia nas escolas do Japão os alunos também aprendem essa arte para que a cultura não seja esquecida e os alunos claro usam bem a imaginação.

Veja abaixo alguns trabalhos feitos que contém poucos detalhes, como dito é preciso muita paciência e coordenação motora, pois mesmo com um estilete mais afiado do mundo há pequenos detalhes que não basta somente uma lâmina bem afiada e pontiaguda para se fazer as medidas e imagens exatas.


Nos dias de hoje o Kirigami é também misturado com outras artes como até o próprio Origami e até uma técnica que também consiste em recortes de papel da Alemanha chamada de Scherenschnitte assim dando origem há vários trabalhos magníficos.

Vale lembrar que os recortes dependendo da arte são muito precisos e as dobraduras também exigindo da pessoa que está fazendo paciência e habilidade o que é ótimo para uma arte do gênero fazendo com que a pessoa tenha uma boa coordenação motora e desenvolva habilidades como cálculos para medidas e uma boa imaginação para projetos futuros e assim chegando quem sabe em trabalhos como estes abaixo.


Essa arte pode ser usada em cartões simples então veja alguns modelos simples que você mesmo pode fazer para um convite ou um cartão para alguma data específica, com alguns modelos basta soltar a imaginação e criar o seu com nomes imagens frases o que você desejar.




Os mais avançados podem até se tornar quadros estilizados dependendo somente de você e sua imaginação como este abaixo.

Agora imaginem uma imagem dessas em uma sala, loja ou coisa do tipo com um led aceso, ficaria um efeito incrível não? abaixo dois vídeo que ensinam de forma simples a se fazer o Kirigami.



E é isso espero que tenham aprendido mais essa arte e claro não deixem de curtir os vídeos ok e se ficou curioso a internet é o limite claro também que existem livros assim como os de Origami para se aprender mais então aproveite que o papel hoje em dia é mais fácil de se achar e mãos a obra!




Nenhum comentário:

Postar um comentário